Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

A responsabilidade no Direito Societário

Publicado por Beatriz Peralva
há 8 anos

Para que seja possível aferir qual é a responsabilidade utilizada por uma determinada sociedade, deve-se analisar qual o tipo societário adotado no ato constitutivo, ou seja, no contrato social. A responsabilidade pode ser ilimitada, ilimitada ou mista.

Na ilimitada, os sócios respondem diretamente pelas dívidas societárias, sem a necessidade de desconsideração da pessoa jurídica. Já a limitada toma como critério o montante das quotas do capital subscrito e integralizado. Caso este não for aplicado, haverá a responsabilização perante os sócios, que responderão solidariamente pelas dívidas, através do patrimônio pessoal de cada um. A responsabilidade mista, portanto, constitui um conjunto das anteriores.

Aprofundando a análise dos entes empresariais que adotam o tipo limitada, a responsabilidade do sócio é subsidiária, ou seja, o credor deve tentar receber o pagamento de débitos primeiro da sociedade e, apenas em caso de inadimplemento desta, os sócios eventualmente responderão de forma solidária.

Cada sócio está obrigado a integralizar o montante de cotas que subscreveu; coletivamente, todos se obrigam pelo total do capital social contratado. Se não foi feita a integralização por algum deles, solidariamente devem fazê-la. Dessa maneira, a responsabilidade dos sócios em relação à sociedade se exaure no momento em que se verifica a integralização do capital social, considerando o fato de inexistência de fraude, de comportamento ilícito por iniciativa dos sócios ou mesmo de pessoas ligadas à sociedade.

Portanto, a responsabilidade individual de cada participante do quadro societário é restrita ao valor de suas cotas determinadas no contrato social, que são prometidas em dinheiro ou bens que podem ser revertidos em dinheiro.

É importante ressaltar que a responsabilidade patrimonial pelas obrigações da sociedade empresária não é dos seus sócios. A garantia do credor é representada pelo patrimônio do devedor; se a devedora é a sociedade empresária, então será o patrimônio social que garantirá a satisfação dos direitos creditícios existentes contra ela. Somente em hipóteses que excepcionam a regra da autonomia da pessoa jurídica poder-se-á executar o patrimônio do sócio, em busca do atendimento de dívida da sociedade que, caso esteja devendo a um credor, será prejuízo do mesmo, pois a sociedade pode até declarar falência, mas não serão atingidos os bens dos sócios.

Aquele que não integraliza as suas cotas individuais é chamado de sócio remisso, o que constitui causa de exclusão em relação ao quadro societário. Os demais podem notificar o sócio remisso quanto à sua inadimplência e, se passados 30 dias, ele se constituirá em mora. A maioria dos demais sócios poderá preferir a indenização pelo dano emergente da mora e o devido, a exclusão do sócio remisso ou reduzir-lhe a quota ao montante já realizado.

O pedido de exclusão do sócio remisso é realizado por meio de uma ação de exclusão de sócio. Essa ação é chamada de ação de dissolução parcial de sociedade. No tocante ao valor que a sociedade deixou de receber, todos os demais respondem solidariamente perante a sociedade e conforme o caso.

  • Publicações4
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações4189
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-responsabilidade-no-direito-societario/338588096

Informações relacionadas

O que é responsabilidade limitada (Ltda.)?

Jaqueline Santos Oliveira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Responsabilidade Solidária e Subsidiária das Empresas, Grupo Econômico e Sucessão de Empregadores

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Quais as diferenças entre sociedade contratual e sociedade institucional? - Andrea Russar

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Fases de formação do Direito Empresarial: quais são?

Beatriz Cardoso, Advogado
Artigoshá 7 anos

Sociedade Empresária: Direito Empresarial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)